Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/c/cd/21/fernandasanchez/public_html/wp-includes/pomo/streams.php on line 145
Bem-vindo VERÃO 2017! A Clínica retoma suas atividades no dia 9 de janeiro. – Clínica Dermatológica Fernanda Sanchez
 

Após o período de Natal e Réveillon, a Clínica Dermatológica Fernanda Sanchez retoma suas atividades a partir do dia 9 de janeiro de 2017!

O verão é época de férias, de maior incidência de sol, mais tempo dedicado ao lazer, como praias, piscinas e trilhas em áreas verdes. Mas, é também um período propício para algumas doenças de pele mais comuns nessa época do ano. Queimaduras solares, micoses, desidratação e surtos de doenças como a dengue e a leptospirose são mais comuns nesse período. Então, sempre bom tomar cuidado e cuidar de quem se ama.

Abaixo, vamos comentar algumas das ocorrências mais comuns nesse período do Verão.

INSOLAÇÃO E QUEIMADURAS
A insolação é provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso sem proteção adequada. Pode causar queimaduras na pele e, em casos mais graves, o surgimento de bolhas. Os principais sintomas são desidratação, queimaduras na pele, dor de cabeça, mal-estar, tonturas, vômitos e falta de ar.
Dicas para prevenir: Use o filtro solar, roupas (ou chapéus) e limite sua exposição solar especialmente durante o período de 10h às 16h do dia. Pode parecer loucura usar roupas de manga longa no verão, mas boas formas de proteção incluem usar camisas de manga longa (de preferência roupas com fator de proteção incluido no tecido), chapéus com abas, bonés e sombrinhas quando ficar exposto ao sol. O filtro solar de fator 30 (no mínimo) deve ser reaplicado a cada 2 a 3 horas e de 15 a 30 minutos antes da exposição solar.

MELASMA
Uma breve exposição ao sol pode desencadear em mulheres manchas castanhas na região da testa, da maçã do rosto e do buço. Trata-se do melasma, condição associada a fatores hereditários e hormonais.
Dicas para prevenir: Use diariamente o protetor solar, caso prefira uma proteção maior, compre o protetor solar com base, que oferece uma dupla camada de proteção contra a luz visível, ajudando a evitar o problema.

MICOSE
Existem vários tipos de micoses, mas a mais comum no verão é a Pitiríase versicolor, o famoso “pano branco”. É causada por um fungo e é percebida por manchas brancas no corpo. Não causa coceira ou outros sintomas e, ainda que o sol não seja o causador da doença, o calor e o excesso de oleosidade fazem com que o fungo prolifere.
Dicas para prevenir: Evitar óleos corporais e resíduos de cremes gordurosos no corpo . Não tenha contato direto com areia ou terra onde transita animais, para prevenir os casos de micoses, como Pé de Atleta, entre outros . Prefira o uso de toalha e roupas para a proteção. O tratamento deve ser recomendado pelo dermatologista.

BROTOEJAS
Miliárias é o nome de uma erupção cutânea conhecida popularmente como “brotoeja”, mais comum em crianças, também aparece em adultos. São pequenas bolhas que aparecem nas regiões mais abafadas do corpo, como o tronco e as nádegas, devido à inflamação causada pelo entupimento das glândulas responsável pelo suor.
Dicas para prevenir: Use roupas frescas, tome banhos frios e se proteja do calor evitando o excesso de suor. Deve-se evitar o excesso de roupas nas crianças pequenas, principalmente nos recém-nascidos.

CUIDE-SE SEMPRE E NÃO ESQUEÇA
– Hidratação principalmente com ingestão de água
– Uso contínuo do filtro solar
– Passar um bom creme hidratante por todo o corpo após o banho
– Usar roupas e sapatos leves e arejados, chapéu ou boné, óculos de sol
– Evitar ir à praia onde existe animal solto
– Prestar atenção ao entrar no mar e não ficar em exposição ao sol nos horários de pico.

Sempre proteja-se e cuide da pele. Marque uma consulta e mantenha-se sempre saudável e bonita!

Categories: Notícia

Sobre o Autor

Fernanda Sanchez ()