Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/c/cd/21/fernandasanchez/public_html/wp-includes/pomo/streams.php on line 145
Aproveite o Verão sem medo! – Clínica Dermatológica Fernanda Sanchez
 

Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. É hora da praia, da piscina, do parque. Mas é bom ficar sempre atento aos cuidados com os raios solares. Nesse período a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer de pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a proteção de lado, mesmo longe da praia ou piscina, estar hidratado e protegido é essencial evitando a exposição solar direta entre às 10h e 16h.

Além do filtro solar, é sempre importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois retêm muito da radiaçã UV, ao contrário de roupas com tecido sintético. Uma pele saudável no verão exige ainda hidratação constante, por meio da utilização de hidratantes e da ingestão de líquidos (2 a 3 litros por dia).

Quando você for a praia ou piscina, as barracas usadas para proteção solar devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV.

É muito importante usar o bloqueador solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 podem ser usados no dia a dia; e o FPS 30 ou superior é ideal para uma exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.).

Um erro freqüente é achar que a partir do FPS 15 todos os filtros são iguais. O filtro solar com FPS 15 bloqueia a maior parte dos raios UV e o aumento do FPS realmente aumenta o bloqueio destes raios. Para você ter uma idéia, explicando de forma bem simples, quando você aplica um filtro solar com FPS 15 a sua pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha e usando um filtro com FPS 60, levará 60 vezes mais tempo. Se o tempo para a pele ficar vermelha aumenta, significa que protege mais e melhor.


De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), até o fim de 2016, o câncer de pele deve atingir 181.430 pessoas, sendo 83.850 homens e 97.580 mulheres. Em 2013 (data do último levantamento), 3.361 morreram vítimas da doença, sendo 1930 homens e 1431 mulheres.

Para vencer o câncer de pele a primeira arma é a prevenção e a principal recomendação é o uso frequente do protetor solar a partir dos seis meses de idade, uma vez que cerca de 75% da exposição solar acumulada acontece antes dos 20 anos.

O tratamento principal do câncer de pele se baseia na remoção cirúrgica da lesão. Tratamento tópico ou radioterapia também podem ser realizados. A decisão do procedimento é feita pelo médico e leva em consideração o tamanho, a topografia da lesão e o subtipo de câncer de pele.

A melhor estratégia para evitar o câncer de pele continua sendo a prevenção. Então, visite o dermatologista regularmente para uma avaliação periódica da pele.

Marque uma consulta, faça uma análise da sua pele e saiba mais como estar sempre bonita e com saúde no verão!

Categories: Notícia

Sobre o Autor

Fernanda Sanchez ()